CURIOSIDADE – CONHECENDO A HISTORIA DO DEMOLIDOR!

Você conhece Matthew Michael “Matt” Murdock? Se você é usuário da Netflix ou fã de quadrinhos da Marvel provavelmente conhece, caso não seja seu caso ele é mais conhecido como Demolidor (ou DareDevil no original).

A primeira aparição dele foi na HQ DareDevil #1 publicada em Abril de 1964 nos EUA e foi criado pela lenda Stan Lee (sim o mesmo que criou vários heróis da Marvel como X-Men, Homem de Ferro, Homem Aranha, Quarteto Fantástico, entre tantos outros)e Bill Everett, com colaboração de design do grande Jack Kirby (co-criador dos X-Men).

 Mas quem afinal é o Demolidor?

Matt Murdock quando criança salva um idoso cego no bairro de Hell’s Kitchen, em Nova Iorque, de um caminhão desgovernado que carregava produtos radioativos. Como consequência do acidente os produtos caem em Matt e ele fica cego, mas, ganha sentidos aprimorados para além da capacidade humana e também desenvolve um tipo de sonar que veio a substituir a sua visão.

Matt foi treinado secretamente por um mestre em artes marcias conhecido como Stick, líder de um clã ninja chamado de The Chaste. Stick ensina Matt artes macias e como controlar seus sentidos melhorados.

stick_daredevil

Matt era filho de um pugilista decadente chamado Jonathan “Jack” “O Batalhador (Battling no original)” Murdock, que faz de tudo para ajudar o filho durante seu crescimento, querendo que ele se dedique totalmente aos estudos, por isso ele esconde do pai que é um excelente atleta.

O pai de Matt se recusou a entregar uma luta e foi morto pela gangue de um organizador de lutas chamado Roscoe Sweeney, conhecido como Fixer, Matt vai atrás dos responsáveis pela morte de seu pai e acaba encontrando a gangue do Fixer. Matt derrota a gangue e vai atrás do Fixer e o confronta. Fixer saca uma arma, mas, ante de atirar acaba sofrendo um ataque cardíaco fulminante, Matt vai atrás de Angelo, o último capanga restante, ele o encontra em um bordel, quando foi confrontá-lo, Matt é atacado pelas mulheres que lá trabalhavam, Matt acaba jogando uma delas através de uma janela e ela acaba morrendo. Matt fica devastado com o que ele fez e vai atrás de Stick, mas, Stick o havia abandonado por conta de suas ações.

Matt continuou a estudar e entrou na Universidade de Columbia, onde estudou Direito. Lá ele conhece Elektra Natchios, seu grande amor. Ela acaba se tornando reclusa após seu pai ser morto acidentalmente por um policial.

Matt cria um traje amarelo e preto a partir dos velhos roupões de boxe de seu pai e continuou combatendo o crime, agora como Demolidor.

Seu primeiro embate contra um super vilão uniformizado foi contra Electro, um vilão tradicional do Homem Aranha e em uma das suas primeiras lutas Matt encontra aquele que seria seu maior inimigo, nas décadas de 1960 e 1970, Leland Owlsley.

Apesar de não ter nenhum parceiro, o Demolidor frequentemente se alia a outros heróis para combater certas ameaças, por exemplo, seu primeiro combate com colaboração de outro herói foi com o Homem Aranha, quando enfrentaram o Circo do Crime.

 Currículo amoroso

Matt também tem um currículo amoroso bem interessante, ele se mudou para São Francisco, na Califórnia, com Natasha Romanova,a Viúva Negra. Nessa época Matt conseguiu um emprego em outro escritório, mas, seus chefes estavam mais preocupados com suas carreiras do que com os clientes. Nessa mesma época Matt se une ao Motoqueiro Fantasma para salvar Karen Page que havia sido sequestrada.

xxxx

Matt também se envolveu com Karen Page, a quem revelou sua identidade de Demolidor, após o término Karen foi tentar a carreira de atriz em Los Angeles, Califórnia, onde terminou como uma atriz pornô viciada em heroína. Ela acaba vendendo a identidade secreta do Demolidor a um traficante, que por sua vez a vendeu para Wilson Fisk, o Rei do Crime (King Pin no original), dando origem a um dos melhores e mais aclamados arcos do Demolidor nas HQs, A Queda de Murdock (Born Again no original), escrito pelo grande Frank Miller, Fisk sistematicamente destruiu a vida de Matt. Descobre-se também neste arco que Fisk foi responsável indiretamente pelas mortes de Elektra e do pai de Matt, Jack Murdock.

Por Guilherme Serra

Deixe uma resposta