CURIOSIDADE – A INCRÍVEL HISTORIA DA HEROÍNA ZATANNA ZATARA!

Você já ouviu falar em Zatanna Zatara? Se você assistiu Smallville ou leu algumas HQs da Liga da Justiça Sombria ou ainda assistiu à Liga da Justiça Sem Limites ou Justiça Jovem provavelmente já ouviu falar dela. Se não conhece não tem problema, hoje vamos falar um pouco sobre ela.

Ela foi criada por Gardner Fox e Murphy Anderson e aparece pela primeira vez na HQ Hawkman #4 (outubro – novembro de 1964), ela é filha de um grande mago chamado Giovanni “John” Zatara e Sindella, uma representante da raça mística Homo Magi.

Zatanna ganhava a vida como ilusionista antes de descobrir seus poderes enquanto investigava o desaparecimento de seu pai. Seu uniforme original é baseado no uniforme de seu pai mas ao invés de calça social ela usa meia arrastão e salto alto.

Durante essa busca Zatanna interage com Gavião Negro e Mulher Gavião, luta contra Batman e Robin e se une a Elektron, Lanterna Verde e Homem Elástico. A série culmina em Justice League os America #51 ( fevereiro de 1967).  Ela ajudou a Liga em algumas missões antes de ser eleita como membro na HQ Justice League of America #161 (dezembro de 1978), logo após isso a identidade de sua mãe foi revelada em uma história de múltiplas edições. Ela se uniu ao Superman em DC Comics Presents e com o Batman em Brave and the Bold, em uma mini história de dez páginas na  DC Special Blue Ribbon Digest #5 ( novembro – dezembro de 1980) são revelados novos detalhes da origem de Zatanna e como a busca por seu pai começou.

Resultado de imagem para zatanna gif
Durante seu tempo com a Liga seus poderes  foram diminuídos, assim ela só conseguia controlar os 4 elementos (terra, fogo,vento e água).  Ela estrelou como suporte em World’s Finest Comics #274-278 e sua limitação de poder é revertida em World’s Finnest Comics #277 (março de 1982). Ela ajudou a Mulher Maravilha e varias outras super heroínas na luta contra ameaças extraterrestres.

Na série limitada Identity Crisis de 2004, Zatanna era membro da Liga da Justiça, quando o vilão Dr. Luz estupra a esposa do Homem Elástico. Quando foi preso ele faz varias ameaças aos familiares dos membros da Liga, apesar de Zatanna estar pronta para apagar da memória do vilão o incidente, como já havia feito com outros vilões com conhecimento prejudicial a membros da Liga, mexer com a mente do Luz, acendeu o debate entre os membros da Liga: a personalidade dos vilões deveria ser mudada para que eles não repetissem seus crimes? Zatanna, Gavião negro e Electron (Ray Palmer) votam pelo sim, enquanto Arqueiro Verde, Canário Negro e Lanterna Verde votam pelo não, Flash desempata  e Zatanna apaga a memória do Dr.Luz, no processo as habilidades intelectuais dele são diminuídas. No meio do processo Batman aparece e tenta impedi-la, Zatanna congela o Batman e os membros da Liga decidem unanimamente por apagar a memória do Batman sobre o ocorrido. No universo dos novos 52, Zatanna é uma das principais personagens da Liga da Justiça Sombria.

Curiosidades sobre ZataNNA:

  • Seus feitiços são palavras ditas ao contrario, por exemplo para ela conjurar bolas de fogo ela fala “Ogof” ou para transformar alguém em coelho ela fala “Ohleoc”;
  • Ela aparece em um episódio da Liga da Justiça Sem Limites em que a Mulher Maravilha foi transformada em um porco e Batman pede ajuda de Zatanna para salvá-la;
  • Ela aparece em diversos episódios da série Justiça Jovem;
  • Ela aparece em Smallville (primeira aparição foi temporada 8 episódio 17);
Resultado de imagem para zatanna gif
Por Guilherme Serra

Deixe uma resposta