CURIOSIDADE – VOCÊS CONHECEM A HISTÓRIA DO FLASH?

Você já deve ter ouvido falar no Flash, certo? Sim, aquele que tem uma série na TV, membro da Liga da Justiça e que é o homem mais rápido do mundo, mas, você sabia que existe mais de um Flash?

Sim, o nome Flash se refere a mais de um personagem da DC Comics, a primeira versão do herói é de 1940, ele fez sua estreia na HQ Flash Comics #1 e foi criado por Gardner Fox e Harry Lampard. A Versão moderna é de 1956, estreando na HQ Showcase #4 e foi criado por Robert Kanigher, John Broome e Carmine Infantino.

flash_jay_garrick_0091

Primeiro Flash – Jay Garrick

Como eu já disse existe mais de um Flash, muitas vezes está associado ao Multiverso (vários mundos paralelos). Na chamada Era de Ouro dos Quadrinhos (1938 até começo da década de 1950) temos o primeiro Flash, Jay Garrick, um estudante universitário que ganhou seus poderes através da inalação de vapores de água dura(mais tarde modificado para água pesada), ele usa uma camiseta de futebol americano vermelha com um raio amarelo e um elmo de metal com asas douradas nas laterais em referência ao deus grego Hermes, ele também é reconhecido como o primeiro velocista dos quadrinhos e um dos primeiros a ter apenas um poder, em oposição ao multi-poderoso Superman. Jay mantinha sua identidade secreta vibrando seu rosto continuamente. Jay era conhecido como Cometa Carmesim.

Jay é um dos fundadores da Sociedade da Justiça da América, o primeiro grupo de super-heróis, cujas aventuras aconteciam na All Star Comics.

Vilão – Edward Clariss

Clariss era um professor na universidade frequentada por Jay Garrick, ele acreditava que havia recriado a fórmula que deu os poderes do Flash. Ressentido com a rejeição da comunidade científica em relação a sua descoberta, Clariss se torna um criminoso, usando uma versão mais escura do uniforme do Flash.

As HQs da Sociedade da Justiça da América foram canceladas após a edição 51 da All Star Comics em 1951. As HQs solos do Flash da Era Dourada foram canceladas na edição 104 (edição na qual aparecia o Rival) em 1949, devido à queda de popularidade dos heróis no pós-guerra.

2212245-jla7180

Segundo Flash – Barry Allen

Em 1956 a DC Comics obteve grande sucesso ao reviver os super-heróis, ao invés de trazer novamente os heróis da Era de Ouro, a DC reinventou seus heróis e o Flash foi o primeiro a ser reformulado.

Barry Allen, um cientista forense da polícia de Central City, que ganhou seus poderes ao cair sobre produtos químicos após seu laboratório ser atingido por um raio.

Esse Flash inaugurou a chamada Era de Prata dos Quadrinhos (de 1956 à meados de 1970), onde junto com Flash e outros personagens foi criado um novo grupo de super-heróis: Liga da Justiça da América, tendo o Flash como um dos fundadores.

Vilão – Professor Zoom 

Professor Zoom um cientista do século 25. Foi o primeiro a usar a alcunha de Flash Reverso.

As HQs deste Flash foram responsáveis por introduzir um conceito que hoje é muito usado em HQs: o Multiverso, ou seja, Jay Garrick e Barry Allen existem em mundos paralelos um do outro e seus poderes lhes permitem atravessar a barreira dimensional.

Barry continuou suas aventuras até a saga Crise nas Infinitas Terras, as HQs solo do Flash seguiram até a edição 350. A vida de Barry estava uma bagunça desde o começo da década de 1980, e a DC resolveu encerrar o ciclo de Barry e passar o manto para um novo herói. Barry morre heroicamente na HQ Crise nas Infinitas Terras #8(1985).

389163-jpg-c_620_260_x-f_jpg-q_x-xxyxx

Terceiro Flash – Wally West

Após a morte de Barry quem assume o manto é o seu sobrinho Wally West, que foi introduzido na HQ The Flash (Vol.1) #110 (dezembro de 1959) como Kid Flash. Ele ganhou seus poderes ao recriar o acidente de seu tio, por anos foi membro dos Jovens Titãs.

Wally assume o manto de Flash na HQ Crise nas Infinitas Terras #12 e recebeu sua HQ solo em 1987 (The Flash (vol.2) #1). Muitas edições começavam com o bordão: “Meu nome é Wally West. Eu sou o homem mais rápido vivo.”

Wally continuou como Flash até janeiro de 2006, quando a DC Comics cancelou a HQ The Flash (vol.2) na edição 230.

Vilão – Zoom

Ex-agente do F.B.I. que ficou paraplégico devido a um ataque do Gorilla Grodd, ele pediu para Wally usar a Esteira Cósmica no Museu do Flash para evitar o ataque, mas, Wally recusa, deixando Zolomon furioso. Então ele invade o Museu e usa por conta própria, permitindo que ele usasse novamente suas pernas e criando uma conexão com o tempo.

376358

Quarto Flash – Bart Allen

Uma nova saga começou em 21 de junho do mesmo ano, The Flash: The Fastest Man Alive, a história inicial girava em torno de Bart Allen (neto de Barry) aceitando o papel de Flash. Em 2009, Barry volta com tudo na mini série em seis edições chamada, Flash: Rebirth.

Bart Allen pode se tornar o maior dos Flash um dia, pois ele apresenta poderes jamais vistos nos outros três Flashes. Wally foi o primeiro Flash a ser capaz de roubar a velocidade de outros objetos ou pessoas, mas para isso ele tem que ter contato físico com a pessoa, já Bart só precisa olhar para roubar a velocidade.

Curiosidades sobre o (s) Flash (s):

  • Existe um velocista chamado de Black Flash (ou Flash Negro) que é uma espécie de ceifador de velocistas, só aparecendo quando um velocista está à beira da morte, levando-os de volta a Força de Aceleração (ou Speed Force, a fonte de todo poder dos velocistas);
  • Zoom (Hunter Zolomon), ao contrário dos outros Flash Reverso, não corre em velocidade sobre-humana, na verdade ele consegue diminuir o tempo ao seu redor, dando a impressão que se moveu muito rápido;
  • Na linha do tempo alternativa de Flashpoint, muitas coisas são diferentes, por exemplo os Atlantes (povo do Aquaman), inundaram a Europa e estão em guerra com as Amazonas (povo da Mulher Maravilha), não foram os pais de Bruce Wayne (Batman) que morreram no assalto no beco e sim Bruce, fazendo com que seu pai se torne o Batman e sua mãe enlouquece e vira “a” Coringa, vale ressaltar que nesta linha do tempo Barry não tem seus poderes de início;
  • Na Animação Justiça Jovem, existe um episódio em que vemos as 4 gerações (Jay Garrick, Barry Allen, Wally West e Bart Allen), juntos e com seus respectivos uniformes Bart nessa época se chamava Impulso).
  • Nas HQs pré-novos 52, Barry, Wally e Iris (esposa do Barry), são caucasianos (pele branca), sendo que Iris e Wally são ruivos e Barry loiro, nos novos 52, Iris e Wally são negros;

Por Guilherme Serra

Deixe uma resposta