CURIOSIDADE – CONHENCENDO MAIS SOBRE O ESPORTE SKATE

Você sabia que esse esporte foi inventado na Califórnia, EUA na década de 1960? E que foi o norte-americano Frank Nasworthy que inventou as rodinhas de uretano?

Os skates são feitos de madeira, de vários tamanhos e possuem trucks (eixos) feitos de metal. No início não possuíam nose (parte inclinada da frente) nem tail (parte inclinada de trás) eram apenas uma simples tábua com quatro rodinhas. Equilibrar-se numa prancha sobre o solo e obstáculos, equilibrando-se e executando manobras de altos e baixos graus de dificuldade não é nada fácil!!!

A pessoa que pratica esse esporte é chamado skatista e esse esporte é considerado radical e precisa ter muita criatividade para executar os movimentos mais difíceis.

Resultado de imagem para skate gif

História

Por volta de 1975 surgiram os Z-Boys da equipe lendária Zephyr que revolucionou ainda mais o esporte realizando manobras do surf.

Com o crescimento do “surfe no asfalto” de uma maneira estrondosa, muitos jovens se renderam a esse novo esporte, com isso foi anunciado em 2016 pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) que o skate será um esporte olímpico a partir de 2020 no Japão.

Na década de 80 Rodney Mullen revolucionou o esporte quando desenvolveu várias manobras como kickflip, heelflip, hardflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50, body varial, nollie flip underflip, primo, reemo, varial flip, inward heelflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip etc. Houve também uma explosão de rampas de madeira feitas pelos skatista em quintais, praças e ruas.

Em 1984 Stacy Peralta e George Powell lançam o primeiro vídeo chamado The Bones Brigade Video Show.

Em 1985 o skate aparece no filme De volta para o futuro estrelado por Michael J. Fox.

Na década de 90 o carioca Bob Burnquist realizou a uma grande revolução no skate com o switchstance vertical, sendo essa técnica a de praticar skateboard na base oposta à que se tem maior facilidade. Essa técnica já era feita na modalidade street, mas BOB foi o primeira a fazer na modalidade vertical.

Os equipamentos ficaram melhores e mais leves tornando as manobras  grandes e poderosas.

No final de 1999 foi lançado o videogame mais popular e mais vendido no mundo o Tony Hawk”s Pro Skater.

Resultado de imagem para Tony Hawk"s Pro Skater 1 gif

Na década de 2000 o esporte fica mais forte, profissional e estruturado.

Em 2002 Danny Way inventa a mega Rampa levando o skate Vertical a um nível nunca antes visto.

Em 2004 é fundado o Go Skateboarding Day, uma data para comemorar o Dia Mundial do Skate praticando e confraternizando.

Em 2010 o skate é muito divulgado na TV como propagandas e transmissão de campeonatos sendo melhor aceito pela sociedade.

Benefícios do esporte

Na pratica esportiva o skate oferece ao praticante alguns benefícios como fortalecimento do sistema respiratório e também aeróbico, exige também bastante de todo o corpo, o trabalho de pernas é muito intenso, forçando bastante joelhos e panturrilhas, tonifica os músculos através dos saltos e agachamentos, chutes e giros, trabalha também abdomen, gluteos, coxas, além dos braços que são usados como impulsos para locomoção e reflexo ao apoiar as mãos evitando quedas. Ainda estimula a flexibilidade, coordenação e a concentração.

Resultado de imagem para skate gif

No Brasil

  • O Circuito Brasileiro de Skate profissional surgiu em 1989 na categoria street style e o vencedor foi o paulista Rui Muleque e foi realizado pela UBS (União Brasileira de Skate).
  • Em 1995 Rodrigo Menezes conquistou o primeiro título mundial de vertical.
  • Em 1999 em Curitiba foi fundada a CBSK (Confederação Brasileira de Skate) regulamentando normas e políticas para o desenvolvimento do Skate no Brasil.
  • Em 2000 é fundada em São Paulo a Associação Brasileira de Skate Feminino, ocorrendo seu primeiro circuito em 2005.
  • Em 2001 o skatista Og de Souza (que sofreu poliomielite na infância) ganhou a campeonato profissional no Best Trick e foi citado nas revista Tribo Skate e também na CemporcentoSKATE entre outras.
  • Em 2008 e 2009 chega ao Brasil a Mega Rampa que foi montada no Sambódromo do Anhembi pelo skatista George Rotatori e em 2009 na segunda edição Bob Burnquist tornou-se bicampeão.
Resultado de imagem para Rodrigo Menezes skate gif

5 melhores Skatistas do mundo

  • Tony Hawk é o melhor skatista na modalidade vertical nomeado como um dos mais influente de todos os tempos em 2014.
  • Rodney Mullen já foi considerado o melhor do mundo na modalidade Street com destaque também no Freestyle, em 2002 recebeu o prêmio com skatista do ano.
  • Bob Burnquist, brasileiro do Rio de Janeiro muito criativo inventando várias manobras verticais e pioneiro no uso de switch stance, devido aos seus constantes feitos incríveis é considerado o maior nome da atualidade no esporte. Melhor medalhista do X Games, 10 vezes campeão mundial, sete vezes o melhor do ano e ganhou o prêmio de melhor Vert por três anos seguidos.
  • Christian Hosoi mais popular na década de 80 influenciou toda uma geração com sua personalidade forte e seu talento nas pistas.
  • Eric Koston conhecido com o “Michael Jordan do Skateboarding” e também considerado um dos maiores skatista de Street da era moderna.
Resultado de imagem para Tony Hawk gif

Curiosidades

  • Foi proibido na Noruega entre 1978 e 1989 devido a quantidade elevada de ferimentos causadas pelo skate
  • Peggy Oki foi a primeira skatista e era do grupo Z-Boys
  • Andressa McGee foi a primeira mulher a se tornar skatista profissional em 1965.
  • Tom Schaar tornou-se o primeiro skatista a realizar a manobra 1080 graus (3 voltas completas no ar) e ele tinha apenas 12 anos.
  • Avril Lavigne é uma grande admiradora do esporte.
  • Em junho de 1977 foi realizada a primeira competição de skate em pista no Brasil, a pista foi a primeira na América Latina e foi inaugurada em 4 de dezembro de 1976 em Nova Iguaçu.
Resultado de imagem para Tom Schaar gif

“O skate é uma eterna evolução. Um desafio constante com o que é possível criar”

BOB BURNQUIST

Por Debora Piovezan

Deixe uma resposta