COMO É COMEMORADO O CARNAVAL NOS OUTROS ESTADOS DO BRASIL?

O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII influenciado por alguns países da Europa, onde em alguns países como a França acontecia desfiles urbanos onde as pessoas usavam máscaras e fantasias para sair às ruas e comemorar, sendo que alguns personagens foram incorporados ao nosso carnaval como o pierrô, a colombina e o rei momo.

No século XX se popularizam os primeiros blocos carnavalescos onde as pessoas decoravam carros se fantasiavam e saiam em grupos desfilando pela cidade dando origem aos carros alegóricos e as marchinhas carnavalescas.

A primeira escola de samba surgiu em 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro e com o nome de “Deixa Falar”, depois de algum tempo passou a se chamar Estácio de Sá. A partir daí no Rio de Janeiro e em São Paulo começaram a surgir as Ligas de Escolas de Samba e deram início aos campeonatos para escolher a escola mais bonita e mais animada.

Em outras cidades como Recife e Olinda permaneceram as tradições do carnaval de rua. Na Bahia a tradição são os trios elétricos que arrastam multidões para as ruas, embalados por músicas como o axé.

No Brasil o carnaval é muito esperado, escolas de sambas se preparam o ano todo para o tão esperado momento de entrar na avenida.

Vocês sabem quais os Estados brasileiros que mais comemoram o carnaval?

Rio de Janeiro

O carioca começa seus ensaios em setembro nas quadras das diversas escola e em dezembro iniciam “os ensaios de rua”.

Resultado de imagem para carnaval rio de janeiro

Pernambuco

Fantasiadas e ao som do frevo milhares de pessoas vão para as ruas, o maior destaque são os bonecos gigantes e os foliões extremamente animados.

Resultado de imagem para carnaval pernambuco

Bahia

O mais caloroso e animado carnaval brasileiro, existem mais de 150 blocos organizados e cerca de 2 milhões de pessoas durante o carnaval.

Os três principais  circuitos carnavalescos são: Dodô, Osmar e Batatinha.

Resultado de imagem para carnaval bahia

São Paulo

Parecido com o carnaval do Rio de Janeiro com o desfile das escolas de samba numa passarela projetada por Oscar Niemeyer.

Resultado de imagem para carnaval sao paulo

Bora preparar a fantasia, escolher uma cidade e se divertir pra valer!!! 😉

 Por Debora Piovezan

Deixe uma resposta